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Somos dominados por nossos hormônios

Mesmo que a gente não tenha consciência disso nós somos totalmente dominados por nossos hormônios! Você duvida disso? Vamos esclarecer isso nessa postagem agora! Aqui nós vamos discutir sobre a questão da relação com a idade e os diversos níveis hormonais. Sabe aquela pessoa insensível, egoísta, que não liga para ninguém? Só quer saber do que é bom para ele! Já parou para pensar como é que está o nível hormonal dessas pessoas? Será como é que está a Ocitocina?

Será como é que está, por exemplo, o Cortisol, que é o hormônio responsável pelo stress! Como é que tá a testosterona que é hormônio que pode muitas vezes aumentar a agressividade?

Hormônios

Os nossos hormônios são responsáveis por vários processos fisiológicos, inclusive nossas relações com as pessoas, com nosso estado de humor, nosso estado de bem-estar, ou não! Tudo isso pode ser governado por nossos hormônios! E a sua memória, não tá boa? Cheque seus hormônios! Veja como é que está!

Você não vai conseguir ter uma memória adequada se você tiver um desequilíbrio, por exemplo, do nível de testosterona que é responsável pelo foco mental! Será que existe alguma conclusão diferente? É sempre a mesma!

Se você não tiver equilíbrio hormonal, você não tem uma boa saúde! Mas, você ainda acha que os seus níveis de hormônios dependem da sua idade? Às vezes as pessoas quando discutem alguma questão relacionada a isso com alguém de 30, 35 anos fala: “Não, não tô na idade para isso!”, “Não chegou a minha vez ainda!”. Só que tem médicos, grandes pesquisadores, do mundo inteiro, que defendem que você deve se preocupar com a sua verificação hormonal desde cedo! O Doutor Thierry Hertoghe, por exemplo, que é um belga, há quatro gerações que cuida dessa questão da parte hormonal, defende que você tem que ter o seu próprio parâmetro de nível hormonal, e você deve comparar você, com você mesmo! Afinal de contas você pode ter uma pessoa que tem um nível de testosterona de 500 que teoricamente estaria bom, mas essa mesma pessoa tinha há seis meses, um ano atrás, o dobro disso!

Ou seja, se você for comparar essa pessoa em relação a ela mesma caiu pela metade seus níveis hormonais! E com certeza essa pessoa não é mais a mesma! Então, é importante individualizar isso para que cada pessoa tenha a própria referência do que é adequado, do que não é adequado!

Outro médico que tem essa linha é o Dr. Michael Smith da Life Extension comprar maca peruana. Ele defende que a partir dos 30 anos as mulheres já deviam se preocupar com os níveis de DHEA, os níveis de progesterona, pra que elas passem essa fase perimenopausa, com muito saúde, com muito mais adequação do seu estado hormonal.

melhor maca peruanaSe você tiver uma vida estressante, por exemplo, você pode desde cedo já ter alterações hormonais importantes! De uma forma geral os níveis hormonais começam a se alterar em torno de 30 anos de idade, a partir dessa idade você cai em média 2 a 3% ao ano, como é por exemplo o caso da Testosterona! E esses hormônios interagem entre eles de diversas formas e você pode ter uma série de alterações e não ter um hormônio específico que causa isso aí! Em relação ao período perimenopausa da mulher, a gente sabe que antes mesmo do nível de estrogênio cair de forma significativa, o nível de progesterona já cai a nível mais acentuado! Essa alteração do equilíbrio entre a progesterona e estrogênio cria uma condição clínica chamada Predominância Estrogênica!

Ou seja, existe um excesso de estrogênio em relação a progesterona que tá muito mais diminuída! Essa predominância estrogênica pode ser responsável pela dor de cabeça, alterações de humor, alterações emocionais da mulher, irritabilidade, cansaço crônico, e muitas outras alterações
que poderiam de repente ser prevenidas ou tratadas simplesmente se prestando atenção nessa mulher que está no período perimenopausa, está menstruando ainda, mas ainda não tem a menopausa totalmente estabilizada, totalmente implantada!

Então, nessa fase, se você já começa a ter uma reposição hormonal adequada, pode acontecer melhora do humor, pode acontecer melhora da memória, e mesmo quem não está no período de menopausa pode se beneficiar dessa modulação hormonal!

Hormônios na gravidez

Uma outra condição importante é a questão da gravidez! Durante a gravidez, ocorre alteração de vários níveis hormonais! Mas um dos principais, mais importantes em relação a isso é o nível do hormônio tireoidiano! Se você estiver grávida, se estiver na gestação, e você tiver alterações importantes tiver um hipotireoidismo por exemplo, a criança pode nascer com deficiência mental, é chamado cretinismo, decorrente do hipotireoidismo!

Tudo isso tem que prestar bastante atenção para evitar problemas maiores! Outro hormônio extremamente importante é o GH, o hormônio do crescimento! Se você tiver uma criança, que por algum motivo tenha deficiência de GH, e perder o momento de fazer essa reposição, acabou! Não vai mais ter aquela altura que ela poderia ter! Aquele desenvolvimento ósseo e esquelético que ela poderia ter! Então, se descobrir no momento certo, se faz o tratamento adequado! A deficiência hormonal, quero que fique claro que ela pode acontecer em qualquer idade!

É importante que você avalie os seus parâmetros hormonais desde cedo, para que você possa ter uma referência de você, em comparação com você mesmo! Ou seja, ao longo dos anos para que você possa ter uma ideia de como é que estão se comportando, se está tendo um declínio acentuado! Se esse declínio esta dentro do esperado da normalidade! Para você saber o momento adequado de intervir em cada situação!

Como tratar dores no corpo sem remédios

Nesse artigo eu vou ensinar pra você, como você pode tratar suas dores físicas isso mesmo qualquer tipo de dor muscular, dor de cabeça, dores crônicas dores que o seu corpo esteja sentindo não importa quanto tempo, não importa aonde seja nós vamos aplicar o TFT que a forma original de acupuntura sem agulhas, que você pode se autoaplicar e acelerar esse processo de cura natural do corpo! Então muitas vezes pode ser que em uma sessão, pode ser que depois de ler esse artigo aqui você já tenha se curado da sua dor em outros casos pode ser que ele tenha melhorado um pouco
e aí você tem que repetir mais vezes, ok?!

Então se você ainda não conhece o TFT ele vem de “Thought Field Therapy” que significa terapia do campo do pensamento e é, nada mais nada menos, do que uma forma de acupuntura unida com a psicologia quem criou isso foi o Dr. Roger Callahan, que era um psicólogo americano eu tive o prazer de conhecer e aprender diretamente com ele trazê-lo pro Brasil em 2012, então realmente, to passando pra você aqui o jeito que a técnica foi criada pelo seu criador, pelo seu fundador e que obteve os melhores resultados nas pesquisas que ele fez nos Estados Unidos, foram mais de 20 anos de pesquisa desenvolvendo o TFT para tratamento de dor física, de traumas, depressão, ansiedade, raiva, culpa, qualquer problema emocional você pode trabalhar com o TFT e nesse dia aqui eu quero que você experimente tratar uma dor física. Então se você estiver sentindo qualquer nível de dor em uma parte do seu corpo nesse momento vamos aplicar pra isso, se você não tiver sentindo agora guarda esse artigo ou anota os pontos e no momento que você tiver sentindo dor, aplica pra você ver como isso realmente vai acelerar o processo de cura do corpo, ok?!

biomac funcionaIsso não é um analgésico, não vai apenas tapiar a dor, isso realmente acelera o processo de cura do corpo porque o que o TFT faz é restabelecer o fluxo de energia que estava interrompido os meridianos mediano é a parte energética do nosso corpo, nós temos aqui o corpo físico só que em volta do corpo e dentro é a partir energética, não no sentido de energia mística, mas de energia física mesmo de eletricidade, campo eletromagnético, quando a gente passava perto das Tvs antigas, lembra?

Que puxava os pelos do braço? É seu campo de eletricidade, o campeonato eletromagnético então toda matéria tem isso, nosso corpo também tem e os meridianos é por onde essa energia circula então quando a essa energia está bloqueada nós temos as dores físicas e depois doenças.

Então nesse caso a gente vai reconectar através do Tapping  são batidas com as pontas dos dedos, onde a gente vai substituir a agulha na acupuntura você usa uma agulha, essa agulha capta a energia do ambiente e reintroduz a energia no meridiano aqui a gente coloca vibração da batida que é uma outra forma de energia então é só um substituto, o tapping, com a vantagem que se pode se auto aplicar.

Em qualquer lugar, em qualquer situação então vamos lá?!

Eu vou pedir pra você observar o seu  corpo. Observa se tem algum parte com dor física e da uma nota de 0 a 10. Quanto que está doendo nesse exato momento agora, onde zero é nenhuma dor e 10 é uma dor absurda e suportável que você não está aguentando mais. Apenas observa essa região e dá a sua nota, não tem certo ou errado, é quanto você avalia que tá doendo pra você. Nesse exato momento, anote esse número no papel pra você não esquecer e depois não duvidar também. Mas será que era tanto? Anota ele ai quanto que está doendo de zero a dez e você vai acompanhar comigo.

A prática do TFT é bem simples: são apenas cinco pontos. Você pode encontrar diversos vídeos sobre isso no Youtube. Faça isso agora mesmo.

 

Treino para ficar com abdômen rasgado e definido

Gostaria de deixá-los cientes de que para que algo possa ser definido, há a necessidade de que exista. Então, aos iniciantes com 40kg de massa corpórea, peço que antes de tudo procurem saber mais sobre hipertrofia muscular e emagrecimento.

Pois vejamos, para que você tenha um peitoral talhado, não adianta você ter um peitoral em formato de tábua, antes há a necessidade de que se desenvolva o músculo. Ossos definidos não são legais, acredite. Dessa forma, dividiremos a rotina em 2 partes, onde 8 semanas serão dedicadas a hipertrofia e outras 8 ao processo de definição.

FASE 1 – HIPERTROFIA

HIPERTROFIAO objetivo aqui é hipertrofiar os músculos da região Abdominal. Mas que fique claro, principalmente para nossas leitoras, que não iremos dilatar sua barriga nem lhe deixar com um aspecto inchado. O que será trabalhado são os músculos, os famosos “gominhos” que ainda estão cobertos por uma camada de gordura. Esse é um trabalho que exigirá dedicação física e mental, pois os resultados não serão visualizados nessa fase, eles estarão lá, mas você ainda não poderá enxerga-los.

Nessa fase sugerimos que o treinamento dos demais músculos também esteja visando à hipertrofia, pois andar para frente e para trás ao mesmo tempo não é muito viável. Então é claro, a dieta também não foge desse padrão. Você deve fazer uma dieta hipercalórica, hiperproteica e com uso médio de carboidratos, privilegiando os carbos de alto índice glicêmico no desjejum e no pós treino e, nos demais horários, os de baixo índice glicêmico. A fonte de gordura pode ser retirada do azeite de oliva, já é suficiente.

Em 2 refeições por semana (eu disse por semana, não por dia) você pode e DEVE fazer uma refeição “lixo”, comendo qualquer besteira que você goste, porém é claro, sem exageros. As refeições devem ser feitas de 3 em 3 horas, sendo em torno de 6 refeições diárias.

Dieta hipercalóricaDieta hipercalórica é aquela onde você consome mais calorias do que gasta durante o dia, contando com seu metabolismo basal e suas atividades diárias. A dieta hiperproteica é uma dieta com alto consumo de proteínas, sugiro que seja usado o protocolo de 2g/kg corporal para as mulheres e 3g/kg corporal para os homens. Exemplo de proteínas que podem ser usadas são: Peito de frango, filé de peixe, carnes magras, claras de ovo e etc.

Em relação a carboidratos de baixo índice glicêmico, sugerimos arroz e macarrão (ambos integrais), aveia e batata doce. Não precisamos nem dizer que refrigerantes, doces, chocolates e demais porcarias devem ser cortados da dieta, exceto na refeição lixo a qual você tem direito.

Dada a dica, como suplementação sugerimos o uso de um shake contendo 30g de whey protein (de qualidade, veja aqui) com 1g/kg corporal de dextrose, 5g de creatina também cairiam bem, todos misturados com água, para ser consumido imediatamente após o treino. Esse é o básico com um bom custo x benefício, há mais suplementos que podem ser adicionados à dieta nessa fase, mas esse shake já lhe ajudará muito.

Feitas as considerações sobre dieta e suplementação, que venha o treino!

O treino será dividido em séries A-B-C, sendo realizadas com um dia de descanso total entre cada uma delas – sugiro segunda, quarta e sexta.

Diferente do que a maioria das pessoas acham, o abdômen não é tão diferente dos demais músculos do nosso corpo, então não há a necessidade de se realizar 300 abdominais por dia para que você consiga resultados, e sim alguns exercícios com sobrecarga e repetições um pouco mais altas, ou você já viu um cara enorme realizando supino reto só com a barra? Não né. Então por que não realizar séries de abdominais com peso extra também? Vamos ao treino:

SÉRIE A:

  • Supra 90º com carga: Execução: Deite-se em um colchonete na posição simples de se realizar abdominais, então levante suas pernas de forma que haja um ângulo de 90º entre suas pernas e a parte posterior da coxa (perna é do joelho pra baixo, ok?). Segure uma anilha atrás da cabeça, mas sem apoiá-la na cabeça e realize movimentos curtos, sem tirar as costas do chão, apenas os ombros.
  • Supra na bola suíça: Execução: Deite se em uma bola suíça, encaixando sua coluna nela, porém com o quadril quase fora da bola e realize movimentos amplos na parte negativa, desça o máximo alongando bem o abdômen e movimentos curtos no momento da contração.
  •  Infra Solo: Execução: Deite em um colchonete, estique seus braços e posicione-os embaixo das suas costas com as mãos embaixo dos glúteos, deitando sobre eles. Então levante sua pernas esticadas até realizar um ângulo de 90º entre elas e seu tronco.

SÉRIE B:

  • Infra banco com carga: Execução: Sente-se em na ponta de um banco, incline seu tronco para trás e apoie suas mãos na parte de trás do banco, coloque um halter na ponta dos pés ou use caneleiras, então realize o movimento de trazer seus joelhos na direção do peito flexionando as pernas e de estender as pernas para baixo em diagonal.
  • Infra solo: Execução:  Deite-se em um colchonete, estique seus braços e posicione-os embaixo das suas costas com as mãos embaixo dos glúteos, deitando sobre eles. Então levante sua pernas esticadas até realizar um ângulo de 90º entre elas e seu tronco.
  • Abdominal cruzado: Execução: Deite-se em um colchonete na posição simples de se realizar abdominal, então apoie seu calcanhar esquerdo no seu joelho direito. Com as mãos atrás da cabeça, realize movimentos cruzados como se fosse tocar o joelho esquerdo com o cotovelo direito, movimentos curtos mas girando bem o tronco, terminando a série mude o lado e realize novamente.

SÉRIE C:

Supra 90º com carga: Execução: Deite-se em um colchonete na posição simples de se realizar abdominal, então levante suas pernas de forma que haja um ângulo de 90º entre suas pernas e a parte posterior da coxa (perna é do joelho pra baixo, ok?), então segure uma anilha atrás da cabeça, mas sem apoiá-la na cabeça e realize movimentos curtos, sem tirar as costas do chão, apenas os ombros.

  • Infra banco com carga: Execução: Sente-se em na ponta de um banco, incline seu tronco para trás e apoie suas mãos na parte de trás do banco, coloque um halter na ponta dos pés ou use caneleiras, então realize o movimento de trazer seus joelhos na direção do peito flexionando as pernas e de estender as pernas para baixo em diagonal.
  • Abdominal cruzado: Execução: Deite-se em um colchonete na posição simples de se realizar abdominal, então apoie seu calcanhar esquerdo no seu joelho direito. Com as mãos atrás da cabeça, realize movimentos cruzados como se fosse tocar o joelho esquerdo com o cotovelo direito, movimentos curtos mas girando bem o tronco, terminando a série mude o lado e realize novamente.

Esses são os exercícios que devem ser realizados na fase 1, sendo que na execução da fase concêntrica (quando você contrai o músculo) deve ser realizada de forma explosiva, em um segundo, já a fase excêntrica deve ser feita de forma mais lenta. Serão realizadas 3 séries em cada exercício, até a falha muscular, com 30 segundos de descanso entre as séries. E lembrando, falha não é parar quando começa a doer, e sim quando seu músculo já não consegue realizar o movimento de forma perfeita.

FASE 2 – DEFINIÇÃO MUSCULAR

O objetivo nessa fase é queimar a gordura que há por cima dos seus six packs, para que o trabalho desenvolvido na fase anterior possa ser visualizado e você se torne feliz para sempre. Se se achar gordo procure um remédio natural para emagrecer.

Como na fase anterior, seria de grande valor que o foco do seu treino em geral seja visando definição muscular, usando técnicas de alta intensidade como drop sets, bi sets, super séries e rest pause. Se você ainda não sabe o que são essas técnicas sugiro que leia post “Coxas definidas e glúteos esculpidos. Qual o segredo?”. Lá é explicado de forma simples como utilizar cada uma delas.

Também muito importante e mais difícil, a dieta. Nessa fase você deve usar uma dieta hipocalórica, que se caracteriza por uma dieta com menos calorias que você gasta no seu dia a dia. Você ainda deve manter à parte hiperproteica da dieta, a qual será muito importante para evitar o catabolismo muscular, que é quando seu corpo usa o próprio músculo como fonte de energia, então o consumo de proteínas se torna muito importante, sendo a base da dieta. Para as mulheres; 2,5g/kg corporal por dia, para os homens 4g/kg corporal de proteína por dia. Refeições ainda devem ser feitas de 3 em 3 horas.

A ingestão de carboidratos será reduzida, sendo usada da seguinte forma:

  • Dia 1: 200g;
  • Dia 2: 150g;
  • Dia 3: 100g;
  • Dia 4: zero carbo.

Seguindo essa rotina, sem se importar com o dia da semana, nessa fase você pode e deve fazer 1 refeição lixo por semana. Tenha bom senso e não a faça no dia de zero carbo, por favor. Essa refeição lixo serve para que seu corpo não se acostume à dieta e também faz bem ao psicológico.

Sobre a fonte de carboidratos manteremos o mesmo esquema da fase de hipertrofia, sendo alto índice glicêmico no desjejum e no pós treino, e baixo nos demais horários. Os alimentos ainda podem seguir o mesmo padrão.

Que fique claro, treino sem dieta ou dieta sem treino são perda de tempo. Aqui não há necessidade de aeróbicos, a não ser que você não tenha disciplina na dieta, então terá que arrumar uma forma de queimar as calorias extras.

Sobre a suplementação, sugerimos o uso de um bom termogênico, repito amigos, UM BOM. Não adianta comprar um monte de suplementos de uma marca ruim, vale mais um, porém, com qualidade. O termogênico irá acelerar seu metabolismo e auxiliar na queima de gordura abdominal, também irá reduzir seu apetite e melhorar seu humor, mas pode causar insônia. “Jamais use mais que a dose recomendada, pois o dobro dos comprimidos não gera o dobro dos resultados, e sim o dobro dos colaterais”.. Use uma cápsula em jejum, e faça sua primeira refeição meia hora depois. Conte de 5 a 6 horas e use mais uma cápsula. Já é o suficiente.

Mantenha o shake pós treino da fase de hipertrofia, porém reduza a dextrose para 20g. E não esqueça de contar essas 20g como carboidrato quando for montar sua dieta.

Sugerimos o uso de BCAA’s no pré e pós-treino, serão muito importantes para a síntese de proteínas e para evitar o catabolismo muscular. Uma dica é comprar BCAA em pó, o custo x benefício é muito melhor.

Então essa é a suplementação básica, como descrevemos na fase anterior, você pode adicionar outros suplementos, mas o fundamental é isto que foi passado.

O treino será dividido em séries A-B-C, sendo realizadas com um dia de descanso total entre cada uma delas – sugiro segunda, quarta e sexta.

SÉRIE A:

  • Supra 90º com carga – Drop Set: Execução: A execução do exercício é a mesma da fase anterior, porém você irá usar uma anilha de 10kg e fará até a falha, logo em seguida pegue uma anilha de 5kg e faça novamente até a falha, terminando pegue uma anilha de 2kg e faça até a falha. Sem descanso entre essas sub-séries. Fechando as 3 você terminou uma série. Repita mais 2x.

SÉRIE B:

  • Infra Banco + Infra solo: Execução: A execução continua a mesma, porém será realizada uma série de infra banco sem carga extra até a falha. Então, sem descanso deite-se e realize uma série de infra solo. Faça 3 séries.
  •  Abdominal cruzado sem parar: Execução: Também é a mesma, porém você troca os lados sem descansar até fechar 3 séries de cada lado.

SÉRIE C:

  • Super-série de Supra 90º – Infra solo – abdominal cruzado: Execução: Realize uma série de cada um de forma seguida e sem descanso entre elas, totalizando 4 séries de cada um.

Aqui um breve resumo sobre Drop Set e Rest pause:

Drop Set – Você fará a primeira série com a sua carga máxima, ao falhar, diminua 10% da carga e execute novamente sem descansar, então diminua mais 10% e execute mais uma vez, até a falha. Essas 3 sub-séries formam uma série, então você descansa 30 segundos e faz isso mais 2 vezes.

Rest Pause – Você irá executar a primeira série, então descanse 10 segundos e faça novamente seu máximo, então descansa mais 10 seg e execute novamente. Isso foi uma série, descanse 30 seg e repita mais 2 vezes.

Mantenha o mesmo esquema de execução na fase concêntrica e na excêntrica, sempre treinando ate a falha, afinal seu músculo não sabe contar. O descanso deve variar entre 25 e 30 segundos, nunca mais que isso.

No mais é isso caros leitores, essa rotina não é para qualquer um. Ainda mais na fase 2, que exigirá muita determinação tanto no treinamento quanto na dieta. A restrição de carboidratos deixará você com um pouco de mal humor e não tão disposto, mas não relaxe, no final tudo valerá a pena.

 

 

Maturidade no relacionamento: você tem?

Não importa quantos anos você tenha. Pode ser que tenha 15, 20, 40 ou 60 anos. E a maturidade em se relacionar não tá associada a quantos anos você viveu. Pra saber se você tem sido imatura é só pensar nas atitudes que você costuma ter:

  • Não conversar sobre o que sente
  • Querer impor suas ideias
  • desejar que tudo seja só como você quer

Esses são alguns de comportamentos imaturos, se você se reconheceu em pelo menos dessas atitudes acima, é bom começar a repensar algumas coisas.

Como ter um relacionamento maduro

Quer saber o que você deve fazer pra desenvolver essa maturidade em você e no seu relacionamento? Preciso que agora, você preste bastante atenção: A vida é vivida em sociedade e pra se viver bem, você precisa saber até onde você pode ir. Porque os limites e os direitos do outro, são tão importantes quanto os seus. E se você decidiu que quer se relacionar, deve ter decidido também que é hora de aprender a conviver a dois. Cada um tem sua história, cada um tem suas derrotas, suas vitórias, seus medos, suas frustrações e suas alegrias também.

Ser madura é saber a hora certa de dizer com amor e respeito quais são as coisas que te incomodam, ser madura é sentir o momento em que você deve dar apoio. Ser madura é também valorizar as necessidades que o outro possa ter. Que me perdoem as mulheres que sofrem com a “síndrome da deusa”, mas mulher segura sabe se impor, sabe dizer “não” e sabe também que afinidade, companheirismo e respeito são essenciais em qualquer relacionamento.

Dar o braço a torcer não significa fraqueza. Dar o braço a torcer mostra que você respeita o outro, respeita as verdades do outro, mesmo que você não concorde, não queira e não faça o que o outro gostaria que você fizesse. Eu não quero que você abra mão de ser quem você é pra viver a vida de ninguém. Mas eu sugiro que você aprenda a se colocar no lugar do outro, imagine como seria viver como ele viveu e entenda, de uma vez por todas, que relacionamento com afinidades não precisa ter imposições e concessões.

Com afinidades, A vida flui, leve, amorosa e sem precisar de cobranças. Converse com sabedoria, exponha seus sentimentos, suas necessidades e suas limitações. Saiba ouvir o que ele tem pra te dizer e juntos, encontrem uma solução e vivam a plenitude da maturidade no relacionamento em qualquer idade.

E aí? Vamos colocar em prática o que a gente aprendeu hoje? Até o Padre Fábio de Melo resolveu dar seus pitacos sobre maturidade nos relacionamentos, confira: