Na primeira explosão de calor, você pensa: “Aqui estamos, estou prestes a entrar na menopausa”. E você já pode imaginar-se abanando loucamente no meio de um grupo de mulheres que estão um pouco na mesma condição.

A menopausa é aquele momento da vida de uma mulher em que a idade fértil termina e a menstruação desaparece. Este período coincide com o fim da atividade ovariana e, consequentemente, com a redução dos hormônios femininos produzidos por eles.

Geralmente, ocorre entre 45-55 anos de idade, mas também pode haver casos de menopausa precoce (quando começa antes dos 40 anos), prematura (antes dos 45 anos) ou tardia (após os 55 anos).

Você entra “oficialmente” na menopausa após a interrupção do ciclo menstrual por 12 meses, mesmo que já nos meses anteriores à menstruação possam sofrer algumas modificações, tornando-se mais próximo e mais abundante ou mais espaçado.

A menopausa pode ser espontânea, ou seja, ocorre naturalmente ou artificialmente, devido a fatores que danificam o tecido ovariano, como, por exemplo, cirurgia, tratamentos antineoplásicos, microrganismos patogênicos ou doenças autoimunes.

Como lidar com a menopausa

  1. Siga uma dieta controlada
  2. Maca Peruana
  3. Mime-se com hormônios

Siga uma dieta controlada

A prevenção é feita na mesa. Para evitar complicações cardiovasculares e osteomusculares causadas pela menopausa, seguir uma dieta correta e com baixas calorias é o primeiro passo a ser seguido.

Também a escolha dos alimentos “pesa” a saúde na menopausa: aumente a ingestão dos alimentos integrais porque são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais; evite alimentos muito gordurosos e salgados; lembre-se de beber bastante água (pelo menos 25 ml por peso corporal).

E vinho é permitido? Um copo de vinho por refeição não dói, é melhor se preferir o tinto, rico em revesratrol, um antioxidante com efeitos positivos no sistema cardiovascular.

Maca peruana para mulheres

A Maca Peruana para mulheres é uma ótima forma para lidar com a menopausa. Ela atua ajudando o corpo feminino a produzir mais hormônios que durante essa fase estão diminuindo.

Através do seu consumo diário, os sintomas mais comuns como calor, secura vaginal, alterações de humor, suor noturno, problemas de sono e irritabilidade vão diminuindo, trazendo um maior alívio para a mulher.

A Maca Peruana também auxilia a mulher a melhorar a sua libido, aumenta a imunidade e ajuda no emagrecimento.

Mime-se com hormônios

Uma terapia hormonal, indicada e monitorada pelo seu médico, pode aliviar os sintomas e distúrbios da menopausa. Não é só isso.

Também pode ajudar a prevenir a osteoporose e algumas doenças cardiovasculares nos anos pós-menopáusicos.

Na verdade, em nosso país, provavelmente devido à falta de informação, parece que a tendência das mulheres é mais suportar os sintomas da menopausa, que arruínam o bem-estar e a qualidade de vida,o de confiar na terapia de reposição hormonal (TOS).

No entanto, dezenas de estudos sobre o assunto mostram que a expectativa de vida é significativamente maior em mulheres que fazem TOS do que naquelas que não fazem, quando começam a seguir a terapia hormonal antes dos 60 anos ou 10 anos após a menopausa .