Tem dúvidas sobre o que acontece quando você entrar hotmail e envia um email para seu chefe ou para um amigo?

Para muitos, a entrega de e-mail é um dos serviços de Internet mais importantes, tanto comercialmente quanto em particular.

Mas como funciona a transmissão de e-mail do ponto de vista técnico? O padrão para encaminhar um email é o Simple Mail Transfer Protocol.

As mensagens são recuperadas via IMAP ou POP3. Além disso, programas como um agente de usuário de email e um agente de transferência de email também são usados.

Informaremos o que está acontecendo com os vários agentes de software, quais são estações que os emails passam durante o processo de remessa e quais problemas podem ocorrer durante a entrega.

Como a transferência de email funciona

No início de todas as correspondências, a abertura de um serviço de webmail é feita pelo navegador da web ou por um programa de email instalado localmente no seu computador (também conhecido como cliente de email).

O nome técnico para um programa de email é Mail User Agent (também conhecido como Message User Agent ou MUA).

Depois de escrever uma mensagem e clicar no botão enviar, o processo de envio de um e-mail segue seu curso.

Porque antes de um e-mail chegar à caixa de entrada endereçada, ele passa por várias estações nas quais é formatado, verificado e encaminhado.

Conversão de um e-mail via MUA

Depois de enviar o email, seu programa de email converterá a mensagem uma vez.

Seu e-mail é inicialmente dividido em duas categorias pelo MUA – no cabeçalho e no corpo.

A área do cabeçalho contém informações como o remetente, a data e hora da remessa, o assunto do email ou o nome do (s) destinatário (s) da mensagem.

Abaixo do cabeçalho, está o chamado corpo de um email.

O “corpo do e-mail” é o conteúdo de um email a ser transmitido. Isso inclui não apenas os caracteres de texto de uma mensagem, mas também anexos de e-mail, como documentos, fotos e similares.

Verificando um email por meio de um MTA

O seu agente de usuário de email entrará em contato com o servidor de email do seu provedor de email (também conhecido como provedor de email).

Um servidor de email possui um programa sempre on-line para receber e enviar emails: o Mail Transfer Agent (ou o Message Transfer Agent ou simplesmente chamado MTA). O MTA representa a base do software de um servidor de email.

Para aliviar o MTA, isso pode ser precedido por um email ou um agente de envio de mensagens (MSA).

O MSA está em contato direto com o programa de email. Ele verifica se o endereço parece correto e pertence a um domínio real. Os e-mails errados são rejeitados por ele; no entanto, os e-mails validados são encaminhados ao MTA.

Um MSA geralmente já está integrado a um programa MTA.

O processo de envio para o MTA destinatário

Na próxima etapa, o seu Mail Transfer Agent pesquisará o servidor de email do destinatário no Domain Name System – se isso ainda não tiver sido feito pelo MSA.

Se o servidor correspondente puder ser identificado, o próximo passo é verificar se a parte local do endereço – ou seja, tudo o que precede o sinal @ – existe.

Se o endereço de email não puder ser encontrado (porque um digitou incorretamente ou simplesmente não existe), o email é retornado pelo MTA com uma nota correspondente ao remetente.

Se tudo estiver correto, seu próprio MTA encaminhará o email para o MTA do servidor de email do destinatário.

Aqui, a mensagem – como em qualquer tráfego na Internet – é dividida em várias partes.

O envio de pacotes individuais (seu tamanho máximo é de 64 KB) tem várias vantagens: por um lado, remessas menores podem ser transmitidas com mais facilidade.

Por outro lado, é possível que partes individuais de um email usem caminhos de dados diferentes para alcançar o servidor de email de destino.

Os pacotes sempre usam os caminhos de transmissão onde atualmente há relativamente pouco tráfego.