Neste mesmo momento, pode ter alguém, planejando como descobrir a senha do wifi da sua casa ou do seu trabalho. Infelizmente, os casos de hackers que conseguem mesmo entrar na rede de outras pessoas são imensos e os danos também são muito graves.
Pensando nisso, saber como escolher uma senha de wifi segura é muito importante: quanto mais difícil essa senha for, menores as probabilidades de algum hacker conseguir desvendá-la.
Na hora de escolher a senha, não se deve pensar em praticidade: é muito melhor uma senha que dê trabalho, mas que ofereça mais proteção.
Usar caracteres
Muita gente escolhe fazer senha usando apenas palavras ou números, ou uma combinação dos dois.
Porém, o uso de caracteres é muito importante para que a senha seja segura e vale a pena incluir o máximo possível: pode ser arroba, por exemplo, ou asterisco e o &.
Não usar nomes de animais de estimação ou pessoas da família
Na intenção de lembrar com mais facilidade da senha, as pessoas têm o hábito de usar nomes que representam algo de importante, que carregam uma carga afetiva.
Porém, qualquer um que seja muito próximo e que saiba um pouco sobre as relações mais próximas dessa pessoa pode descobrir a senha do wifi.
Dessa forma, a melhor coisa é não usar nomes de animais de estimação, nome da mãe, do irmão, do namorado, da esposa, etc.
É primordial colocar na senha informações que não tenham nada a ver com a vida pessoal.
Não colocar datas importantes
As pessoas mais próximas ao “dono” do wifi costumam saber a sua data de nascimento ou a sua idade, por exemplo.
É por causa disso que nunca se deve usar esse tipo de número na senha: é claro que é muito bom utilizar números porque eles acrescentam dificuldade.
No entanto, nenhum número que seja óbvio.
Intercalar números, letras e símbolos
A pessoa que estiver pensando em como descobrir a senha do wifi da sua casa ou trabalho terá muito mais dificuldade se você intercalar números, letras e símbolos na hora de escolhê-la.
Isso porque assim acaba qualquer possibilidade de a senha ser uma data ou um nome; além disso, com três tipos de caracteres sendo usados, as possíveis combinações são múltiplas.
Escolheu a senha mais segura? Não se esqueça de trocá-la frequentemente
Uma importante recomendação de segurança é trocar a senha do wifi a cada três meses, o que deixa ainda mais difícil que alguém consiga descobri-la.
Apesar de todo o trabalho que isso envolve (desconectar e reconectar notebooks, smartvs e celulares), esse cuidado é fundamental para proteger o wifi.
É necessário ressaltar o seguinte: a cada três meses, quando a senha for trocada, será preciso continuar seguindo as dicas dadas aqui.
Atualizar regulamente o antivírus
A maior parte dos antivírus avalia o wifi também, inclusive indicando quando existem hackers invadindo-o.
Por isso, além de escolher uma senha bem segura, é essencial cuidar da atualização regular do antivírus e realizar scaneamentos.