Não importa quantos anos você tenha. Pode ser que tenha 15, 20, 40 ou 60 anos. E a maturidade em se relacionar não tá associada a quantos anos você viveu. Pra saber se você tem sido imatura é só pensar nas atitudes que você costuma ter:
- Não conversar sobre o que sente
- Querer impor suas ideias
- desejar que tudo seja só como você quer
Esses são alguns de comportamentos imaturos, se você se reconheceu em pelo menos dessas atitudes acima, é bom começar a repensar algumas coisas.
Como ter um relacionamento maduro
Quer saber o que você deve fazer pra desenvolver essa maturidade em você e no seu relacionamento? Preciso que agora, você preste bastante atenção: A vida é vivida em sociedade e pra se viver bem, você precisa saber até onde você pode ir. Porque os limites e os direitos do outro, são tão importantes quanto os seus. E se você decidiu que quer se relacionar, deve ter decidido também que é hora de aprender a conviver a dois. Cada um tem sua história, cada um tem suas derrotas, suas vitórias, seus medos, suas frustrações e suas alegrias também.
Ser madura é saber a hora certa de dizer com amor e respeito quais são as coisas que te incomodam, ser madura é sentir o momento em que você deve dar apoio. Ser madura é também valorizar as necessidades que o outro possa ter. Que me perdoem as mulheres que sofrem com a “síndrome da deusa”, mas mulher segura sabe se impor, sabe dizer “não” e sabe também que afinidade, companheirismo e respeito são essenciais em qualquer relacionamento.
Dar o braço a torcer não significa fraqueza. Dar o braço a torcer mostra que você respeita o outro, respeita as verdades do outro, mesmo que você não concorde, não queira e não faça o que o outro gostaria que você fizesse. Eu não quero que você abra mão de ser quem você é pra viver a vida de ninguém. Mas eu sugiro que você aprenda a se colocar no lugar do outro, imagine como seria viver como ele viveu e entenda, de uma vez por todas, que relacionamento com afinidades não precisa ter imposições e concessões.
Com afinidades, A vida flui, leve, amorosa e sem precisar de cobranças. Converse com sabedoria, exponha seus sentimentos, suas necessidades e suas limitações. Saiba ouvir o que ele tem pra te dizer e juntos, encontrem uma solução e vivam a plenitude da maturidade no relacionamento em qualquer idade.
E aí? Vamos colocar em prática o que a gente aprendeu hoje? Até o Padre Fábio de Melo resolveu dar seus pitacos sobre maturidade nos relacionamentos, confira:
Depois de ler esse texto descobri que meu relacionamento é imaturo demais. O que fazer??